7.11.09

aphex twin? quem?



Aphex Twin, nome artístico de Richard David James (Limerick, 18 de Agosto de 1971), é um DJ e produtor de música electrónica, nascido na Irlanda, mas criado na região da Cornuália, Inglaterra.
O seu trabalho é marcado por linhas harmónicas sombrias e elaboradas, batidas originais e abrasivas e pela originalidade da textura dos sons que cria. Utiliza diversos outros codinomes, tais como AFX, Bradley Strider, Caustic Window, Gak, Polygon Window, Power Pill e Q-Chastic.

James é filho de Lorna e Derek James (que participam no disco "Drukqs", na faixa "Lornaderek", a cantar a música «Parabéns Para Você» para o seu "pequeno filho de 28 anos"). Enquanto adolescente, trabalhou como DJ em Cornwall. Confirmou-se como sendo verdade que ele tinha pouco contacto com a música e que criava seus próprios instrumentos (com conhecimentos adquiridos através de cursos sobre eletrónica feitos por correspondência). De facto, ele já disse numa entrevista que a única música que o influenciou foi a dele próprio. Sendo isso verdade, o aclamado álbum Selected Ambient Works 85-92, de 1992, teria começado a ser feito quando James tinha apenas 14 anos e de forma totalmente isolada.

James vive uma vida relativamente isolada e, quando dá entrevistas, costuma ser excêntrico, mentiroso e confuso.
Entre diversas lendas surgidas sobre ele, ao menos três são verdade. Ele realmente tem um
tanque de guerra norte-americano de 1950 e um pequeno submarino russo. De facto, ele mora num Banco da HSBC,
convertido numa residência. Reza a lenda que James vive nos cofres, que também usa como estúdio.
Quanto ao uso de drogas, diz que já experimentou diversas, mas que nunca trabalha sob o efeito de nenhuma.
Existem relatos de que ele se veste de maneira rústica, e repórteres já declararam em matérias que ele usa roupas velhas e rasgadas, mesmo em shows.
Usualmente James não fala, acena ou dança durante suas performances ao vivo. Muitas vezes ele nem ao menos faz contato visual com o público, outras vezes toca na escuridão ou no fundo do palco.
Uma vez, no Brasil, no Free Jazz Festival de 2001, a maioria do público não percebeu que ele tinha começado a tocar e ele só pôde ser visto perante as pick-ups uma hora depois de começada a apresentação.

Fonte: Wikipedia

http://www.youtube.com/watch?v=5Az_7U0-cK0 - Come to Daddy

http://www.youtube.com/watch?v=tatccHVfuhA - Donkey Rhubarb

http://www.youtube.com/watch?v=2fmo1Sjn7dg - Window Licker

http://www.youtube.com/watch?v=Qwe10iDlFQo - Vordhosbn

http://www.youtube.com/watch?v=MBFXJw7n-fU - Avril 14th

Sem comentários:

Enviar um comentário