12.5.10

o meu mês de Maio a dar cabo de mim

contextualização: escrito por uma aluna do ensino secundário

dá-se o nome de caminho do bem quando escolhemos :
  • trabalhar 
  • ficar horas sem dormir
  • lutar desenfreadamente por uma avaliação justa e bem feita das nossas capacidades (que se note o tom irónico)
  • estudar conteúdos programáticos descabidos e desintegrados da realidade que não nos servirão futuramente e que em nada nos enriquecem no presente
  • esquecer os nossos sonhos e aspirações em prol de um ensino que servirá, quase exclusivamente, para que sejamos colocados, de qualquer maneira, no mercado de trabalho, onde, depois, e esse é outro assunto, seremos também sugados o mais possível

tenho reparado que a escola fez com que me esquecesse de mim, de cuidar de mim. ando fria e agressiva com os outros, porque ando cansada, a dormir 3 e 4 horas por dia, de maneira a que o meu trabalho seja produtivo, perfeito, não tenha falhas, para que eu seja melhor, maior.
não me reconheço. falto às aulas porque me apetece, porque não me apetece, só pela necessidade de respirar. sou mandriona, preguiçosa? se considerarem que o homem é uma máquina e que eu, como ser humano, em prol de uma sociedade que NÃO PODE (!!!!!!!) estar parada - criando, produzindo, consumindo e explorando -, sim, de facto sofro de uma preguicite aguda que mete dó. se considerarem que tenho direito a uma vida com dignidade e respeito por mim própria, com tempo útil, sem ser canalizado directa ou indirectamente para minha função como filha, estudante, amiga, membro de associações, parte integrante de uma sociedade, pessoa, ser humano, companheira, etc., então dar-me-ão razão: deixem-me ser NADA, porra nenhuma.

deixem-me existir efectivamente, que a morte advém de todos os conceitos implícitos em hipotéticas obrigações. deixem-me ser sem leis físicas, porque eu quero que se foda toda a gravidade, quando tenho uma mente brilhante que consegue imaginar o voo, alheio ao mundo, à sua linguagem e métodos de controlo.

a vida é esta merda
dela só o cheiro se herda

1 comentário:

  1. haha!
    Tu assim e eu a sentir falta da escola.
    Nao proprimente das aulas em si, nem dos colegas, nem dos recreios, nem das ganzas.. tava-me a cagar pa tudo isso... por isso nem aparecia. Só queria voltar e sugar a maximo o que pudesse de toda a informacao que se pode adquirir atraves da escola, e sugar ao maximo os professores que so deveriam tar ali para serem usados como pecas de uma "fabrica" que sao... Tou me a cagar pa titulos e saidas profissionais, por isso faco o curso de cabeleiro pa ter um pao e um tecto. Sem embargo pretendo formar-me em filosofia apenas pelo gosto ao conhecimento.
    Tenho ponderado bastante se estudo e adquiro o mesmo e ate mais conhecimento que alguem que estudou dentro dos metodos de ensino convencionais ou se realmente rendo-me e vou a escolinha como toda a gente "tem" de fazer para ser "alguem" na vida. Acho que vou optar por voltar e sugar mais um bocadinho.
    Gostava de ir as aulas estar no meu cantinho a estudar as minhas coisas e aproveitar apenas o que me interessasse da aula... a questao e que ha demasiadas regras em volta do ensino quando e uma coisa que deveria ser levada mais naturalmente... mas isto e apenas a minha opiniao.

    ResponderEliminar