28.11.09

Marx e a "Nova Gazeta Renana" - parte 1 de 8

Procurar informação, que é a arma da formação do ser humano, é essencial. Eu encontrei-a e decidi partilhar.

Os movimentos radicais europeus, nas vésperas da revolução de 1848, dividiam-se em diferentes correntes e posições de diferente radicalidade: havia movimentos radicais religiosos antipapais e anticatólicas, movimentos radicais de natureza social, outras forças a organizar a justiça, em que se destacavam Proudhon, cuja concepção da sociedade e da distribuição da riqueza deixava um papel muito amplo às condições de que partia, considerando indispensável saber aproveitar os recursos de cada comunidade; havia movimentos radicais políticos que estudavam o papel que as minorias e a consciência do grupo desempenhavam na transformação social, estudando o papel das minorias revolucionárias. Assim como podemos encontrar debates radicais no campo da filosofia, da literatura, das relações entre os homens.

O segundo quartel do século XIX foi, na verdade, dominado por um espírito que tendia a levar as posições adoptadas ao seu extremo limite. Esse espírito radical desenvolvia-se no meio de uma sociedade muito fechada e egoísta, relacionada com o mundo saído da Revolução Francesa e o desaparecimento dos apoios sociais de toda a ordem que faziam face às injustiças mais gritantes.
Mas de todos esses movimentos decerto que o radicalismo político-económico de Karl Marx e o político-social de Proudhon, assim como, o radicalismo filosófico-religioso foram, os de mais persistente efeito.
A Nova Gazeta Renana - que a partir de aqui abreviaremos, NGR - recomeçou a publicar-se no ano da revolução, em 1848. Tendo em vista os sucessos revolucionários de Viena (13 de Março) e de Berlim (18 de Março), "a Liga dos Comunistas" (do latim communis = comunitário) recentemente fundada, em Londres, decidirá apoiar a revolução alemã. O trabalho de organização foi confiado a Karl Marx (1818 - 1883), que criou, para isso, uma administração central em Paris que, além dele próprio e de Friedrich Engels (1820 - 1895), compreendida também W. Wolff, H. Bauer, J. Moll e K. Schapper. O objectivo do comunismo, se o podemos definir numa frase única, era eliminar a propriedade privada dos meios de produção e dos bens imobiliários, entendendo que assim seria possível a todos os homens terem os mesmo direitos e as mesmas condições económicas.
Assim em Paris, Marx e Engels elaboraram as "reivindicações do partido comunista da Alemanha", que incluíam 17 alíneas, e estabeleceram os projectos para a organização da revolução alemã e a formação de uma república alemã unificada.
Os emigrados simpatizantes da liga de comunistas foram exortados a regressar à Alemanha, com vista a ajudar o exército da revolução e a trabalhar nos preparativos para a fundação de um partido proletário.
Para difundir o "Manifesto Comunista" e essas 17 reivindicações do partido comunista na Alemanha, Marx reuniu-se em Abril, na cidade de Colónia, com os seus amigos.


1 comentário:

  1. Olá, Bruna.
    Parabéns pelo texto e pelo tema, bastante áspero nos dias de hoje....
    Estou procurando as transcrições (ou originais) da Nova Gazeta Renana, publicada por Marx e Engels.
    Você tem conhecimento da existência de cópias?

    ResponderEliminar